Skip links

Atendimento ao cliente internacional: 3 aplicações cruciais!

O atendimento ao cliente internacional é uma realidade cada vez mais frequente. Com o avanço da tecnologia digital e a internacionalização de muitas empresas, ter um apoio ao cliente com colaboradores que dominem vários idiomas é, atualmente, uma necessidade. Contudo, nem todas as instituições têm possibilidade de contratar pessoal com essas capacidades. Se este for o caso da sua empresa, não desespere pois existem várias soluções que podem ser integradas na sua central telefónica e que permitem proporcionar uma boa experiência de atendimento aos seus clientes estrangeiros.

3 Aplicações essenciais para o atendimento internacional

Ter um serviço de atendimento telefónico capaz de lidar com clientes de vários países não precisa ser uma dor de cabeça. Tome nota destas 3 sugestões de aplicações que podem facilitar-lhe esta tarefa.

1. Atendimento multilingue personalizado

Esta é uma funcionalidade que pode ser inserida no menu de pré-atendimento automático, também conhecido por IVR (Interactive Voice Response). O que esta aplicação faz é reconhecer o indicativo de cada chamada e, caso a mesma tenha origem, por exemplo, em Inglaterra, o sistema irá lançar uma mensagem de atendimento personalizado em inglês. O cliente ouvirá ainda todas as opções do menu IVR nesse idioma e ao escolher o assunto que quer tratar, o sistema irá transferir a chamada para um assistente que tem definido na sua plataforma a possibilidade de atendimento em inglês. Deste modo, em nenhum momento do percurso de atendimento o cliente não comunicará na sua língua nativa. Evita-se assim que desista e desligue a chamada, pois é exatamente isso que acontece quando o seu serviço não tem uma função destas.

 

2. Tradutor inteligente em várias línguas

O que esta aplicação faz é traduzir a conversação em tempo real, assim não terá dificuldades em comunicar com nenhum dos seus clientes estrangeiros. Com o tradutor inteligente, sempre que efetuar uma comunicação para um cliente que fala outro idioma, esse diálogo é traduzido de forma automatizada. O tradutor inteligente vai traduzir tudo o que disser e o cliente ouvirá tudo traduzido no seu idioma. Por exemplo, se ligar para um consumidor na China, vai poder falar em português porque o sistema vai fazer a tradução automática da sua fala para o cliente chinês que ouvirá a versão traduzida pela aplicação. Esta tradução acontece nos dois sentidos. Quando o cliente falar consigo, o que você ouvirá é a mensagem traduzida para português.

Esta funcionalidade é muito importante, sobretudo para pequenas e médias empresas que nem sempre têm capital suficiente para contratar vários funcionários que falem diferentes idiomas.

 

3. Números virtuais internacionais

Porque é ideal que o cliente ou potencial cliente internacional não recuse as suas chamadas ao ver um número estrangeiro e também para ser mais fácil ser contactado, existe a possibilidade de criar um número virtual internacional. Resumidamente, esta funcionalidade permite criar um número de contacto semelhante ao do país de origem do cliente. Quando o cliente marcar esse número receberá a chamada na sua empresa, ainda que esta esteja em Portugal. Por exemplo, se o cliente é espanhol, pode criar um número virtual com indicativo de Espanha. Quando o consumidor o marcar parecerá que está a ligar para um contacto em Espanha, mas na verdade o sistema estará a fazer ligação à sua empresa cá. Se for você a contactar esse cliente, o número que vai aparecer é o virtual também.

 

Estas são apenas 3 funcionalidades que podem ajudar a sua empresa a melhorar o atendimento internacional. Sabemos que a expansão além-fronteiras é uma realidade para umas empresas e um desejo para outras. Por isso, caso esteja a pensar internacionalizar o seu negócio (ou até já o tenha feito) mas receie ter dificuldades no atendimento aos clientes estrangeiros via telefone, analise bem estas e outras opções que pode encontrar em alguns fornecedores de serviços de telecomunicações e verá que não é assim tão difícil proporcionar um bom atendimento mesmo a consumidores internacionais. Para o auxiliar na melhoria desta questão, temos para si uma oferta de desconto de 5% na compra de qualquer um dos nossos produtos. Diga-nos o que precisa, propomos-lhe a melhor solução, adaptada a si e à sua empresa.

Leave a comment